As «Caminhadas ao Luar», evento desportivo inserido no I Eixo da Estratégia do Desenvolvimento Desportivo Municipal – «Desporto para Todos» conquista o Prémio de Evento Desportivo do Ano 2023.

Decorreu na Mealhada, no passado dia 17 de fevereiro, a cerimónia da entrega de Prémios, onde as "Caminhadas ao Luar 2023", do Município de Lagoa, foram aplaudidas e reconhecidas como um marco na oferta desportiva local.

É com orgulho que o Município de Lagoa anuncia a sua distinção com o 1º lugar na categoria de Evento Desportivo do Ano – Categoria Local (Municípios de 10.001 a 25.000 residentes) pelo sistema MAD (Município Amigo do Desporto).

As "Caminhadas ao Luar" têm ganho um sucesso cada vez maior, ao longo dos anos, tornando-se numa referência na agenda desportiva e cultural de Lagoa. Esta iniciativa tem cativado a população local e visitantes, promovendo não só a prática desportiva e o exercício físico, mas também o convívio e o contacto com a natureza.

Este reconhecimento atribuído pelo sistema MAD não só enaltece o trabalho e dedicação das equipas organizadoras das "Caminhadas ao Luar" como, também, destaca o compromisso do Município de Lagoa com o desenvolvimento da prática do exercício físico e desportivo local. Os prémios MAD visam premiar eventos desportivos que contribuem significativamente para a promoção da atividade física, saúde e bem-estar na população, sendo avaliados segundo critérios rigorosos que valorizam o impacto na comunidade, a participação de diferentes grupos demográficos e a qualidade da organização.

Além disso, o Município de Lagoa tem vindo a desenvolver uma abordagem estratégica para o desporto local, assente em três eixos fundamentais:

I Eixo – “Desporto Para Todos”: O acesso à prática desportiva é promovido de forma inclusiva, garantindo que todos os cidadãos tenham oportunidade de participar em atividades desportivas, independentemente das suas condições socioeconómicas ou físicas.

II Eixo – “Desporto de Competição”: O apoio ao desporto de competição é uma prioridade, com investimento em infraestruturas desportivas e programas de formação que visam potenciar o talento local e elevar o nome de Lagoa em competições regionais, nacionais e internacionais.

III Eixo – “Lagoa Acolhe Grandes Eventos”: Lagoa posiciona-se como um destino privilegiado para a realização de grandes eventos desportivos, promovendo o turismo desportivo e dinamizando a economia local através da organização e promoção de eventos de grande escala.

Estes eixos estratégicos refletem o compromisso do Município de Lagoa com o desenvolvimento integral do desporto local, visando uma abordagem inclusiva, competitiva e de excelência. Com esta distinção e o contínuo sucesso das "Caminhadas ao Luar", Lagoa reafirma-se como um exemplo de boa prática desportiva e um destino de eleição para todos os amantes do desporto e da natureza.

“Quero agradecer a todos e a todas que contribuíram para o sucesso das “Caminhadas ao Luar – 2023”, nomeadamente aos técnicos dos serviços envolvidos e aos Lagoenses que têm aderido, cada vez mais, a este evento do Município de Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.