Atualmente com 19 anos, a jovem pratica esta modalidade desportiva desde os oito e representa o Grupo Naval de Olhão, cidade onde reside.
Ao longo dos anos enquanto velejadora, já somou algumas vitórias, nomeadamente o campeonato do Algarve e o nacional de ILCA 4. Em 2024, foi também campeã nacional júnior, transitando para o ILCA 6, onde conseguiu o apuramento para o Mundial da Juventude, que se realizou em Itália.
Sobre esta mais recente vitória, Teresa Figenschou revela que “era um objetivo que tinha para esta época e deixa-me feliz ver que o esforço valeu a pena.”
Para a estudante, o desporto sempre foi algo que fez parte da sua vida, tendo praticado diversas modalidades, mas a vela foi aquela que a conquistou. “Adoro o mar e sou muito competitiva, estou sempre a querer evoluir e a querer mais. Não é um desporto nada fácil, exige muito foco e dedicação, tanto dentro como fora de água, mas é essa exigência que me faz crescer”, refere Teresa Figenschou.
Apesar de toda a exigência, a agora campeã nacional de vela ILCA 6 garante que consegue conciliar o curso superior com o desporto, tentando sempre dar o seu melhor tanto nos estudos, como na competição.
UAlg


