Algumas das grandes promessas da vela mundial confirmam estatuto e dominam na classificação geral.

A italiana Medea Falconi, atual campeã da Europa e campeã do Mundo em sub-19. venceu todas as regatas realizadas e é líder isolada na classe de IQFOIL (Windsurf), o mesmo acontecendo na classe de Formula Kite, com Suofeiya Li (China) em femininos e Gian Andrea Stragiotti (Suíça) em masculinos, ambos venceram as 6 regatas realizadas nestes quatro dias de prova.

A italiana Medea Marisa Falcioni, de apenas 15 anos, promete ser um dos grandes nomes da vela mundial e dos Jogos Olímpicos nesta modalidade. Depois de ter conquistado recentemente o campeonato do mundo e campeonato da Europa em sub-19, a velejadora parte para o último dia deste campeonato em Vilamoura com boas possibilidades de conquistar a medalha de ouro em Vilamoura.

“Venci as 4 regatas realizadas mas todos os dias foi diferente, por vezes com um vento muito forte ou muito leve, às vezes ondas grandes  e condições adversas, gosto destas condições porque nos leva ao nosso limite, estou feliz e espero continuar com este bom desempenho até ao final, vamos ver”, referiu a velejadora nascida em Ancona, que está pela primeira vez em Vilamoura.

“Já conhecia Portimão mas nunca tinha estado em Vilamoura antes, o clima é fantástico, podíamos ter tido mais dias com vento, mas aqui temos boas condições para esta modalidade e estou a gostar, para o ano espero voltar novamente para a próxima edição deste campeonato do mundo e ficar a conhecer melhor a cidade”, referiu a jovem de 15 anos.

Amanhã é o dia de todas as decisões, sendo que pela pontuação obtida até este momento, a chinesa Suofeiya Li e o suíço Gian Andrea Stragiotti, dificilmente vão deixar fugir a conquista da medalha ouro, depois de terem vencido as seis regatas realizadas até este momento na classe de Fórmula Kite, nas respetivas categorias, em femininos e masculinos.

Tal como aconteceu em vários eventos de vela de dimensão mundial promovidos pelo Vilamoura Sailing nos últimos anos, é esperado que este Youth Sailing World Championship 2025 venha a ter um forte impacto económico na região, estimado em cerca de 3,5 milhões de euros.  

Os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude contam com o apoio da Marina de Vilamoura, Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e IPDJ. 

 

Youth Sailing Worlds