O Algarve prepara-se para lançar uma nova geração de negócios com o arranque do projeto Empreender Algarve, promovido pela ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, e com início oficial marcado para o dia 14 de maio de 2025, através de um seminário de abertura na CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Este projeto, financiado no âmbito do Aviso ALGARVE-2023-13, tem como objetivo estimular o empreendedorismo qualificado associado ao conhecimento, promovendo a criação de novas empresas inovadoras, baseadas em tecnologia, criatividade e valorização dos recursos regionais.
O Empreender Algarve propõe uma resposta concreta às necessidades de transformação económica do território, através:
Criação de um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo (GAE) com consultoria técnica gratuita;
Criação de uma plataforma digital interativa com ferramentas de apoio à criação de negócios, bolsa de emprego e base de dados de espaços disponíveis;
Realização de 17 seminários, para capacitar e inspirar empreendedores;
Concursos e bolsas de incentivo para ideias inovadoras e projetos com base em conhecimento e I&D;
Reforço de parcerias estratégicas com entidades públicas e privadas, de modo a criar um ecossistema favorável ao empreendedorismo e à inovação.
“Este projeto é uma aposta clara no talento e na capacidade empreendedora do Algarve. Queremos criar condições reais para que boas ideias se transformem em negócios sustentáveis”, afirma Miguel Morgado Henriques, Presidente da ACRAL.
O seminário de abertura, no dia 14 de maio, marcará o arranque das atividades públicas do projeto e incluirá a apresentação oficial da sua plataforma e das medidas de apoio disponíveis para quem deseja empreender no Algarve.
Acral