Para ver de 2 a 28 de outubro, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Artistas de diferentes nacionalidades exibem as suas criações na exposição “Elos de Outras Terras”, que irá estar patente ao público na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, a partir de 02 de outubro.

A variedade de temas e os diferentes níveis de experimentação propostos trazem um conteúdo novo e até agora longe do radar do público português.

Para ver até 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Ajude os nossos artistas! Respeite as medidas de segurança em vigor nos espaços culturais do concelho.

São obras de treze artistas de Portugal, Brasil, França, Luxemburgo e Bahrein.

A mescla de temáticas é o desejo da curadoria de Eduardo Mansur que reúne um elenco heterogéneo, com variações que vão do abstrato ao surrealismo.

 Grande parte dos artistas vive e trabalha longe dos polos urbanos.

Entre os destaques da exposição estão os trabalhos da artista nipo-brasileira Corina Ishikura, feitos a partir da encáustica, técnica milenar que usa a cera de abelha misturada com pigmentos.

Para o público, a sensação é de estar a contemplar caleidoscópios.

Além de Brasil e Japão, as obras de Corina Ishikura já foram vistas em França, Alemanha, Luxemburgo, entre outros países.

Já a francesa Fabienne Rosalina une metal e pintura para criar obras geométricas e cheias de cor.

São trabalhos que reúnem diferentes texturas em simetria sobre uma combinação original de materiais.

Filha de pais portugueses, Fabiene nasceu na região da Alsácia e toda esta vivência tão próxima à contemporaneidade alemã também tem influência nas suas criações.

Outro nome que chama atenção é o de Williams Delabona, artista brasileiro que explora diferentes técnicas para criar imagens futuristas, simbólicas e com aspetos multidimensionais.

O artista investiga a influência das formas geométricas e das cores na psique humana. Com trabalhos premiados, Williams Delabona já expôs nos cinco continentes.

Integram ainda o elenco da exposição Alex Straub, Angelita Cardoso, Fabiano Rocha Santiago, Fátima Moraes, Flavia Centrone, Luiz Andrai, Luiz Bhittencourt, Luiz Campoy, Marcio Rodrigues e Nadine Al Shaikh.

Recorde-se que âmbito das medidas de segurança implementadas devido à Covid 19, os visitantes deverão aguardar pela indicação do funcionário para entrar no espaço, usar máscara, higienizar as mãos à entrada e respeitar o distanciamento social de dois metros, sendo apenas permitida a permanência de duas pessoas em simultâneo, durante o máximo de 30 minutos.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Encerra aos sábados, domingos e feriados.

Por: CM Albufeira