No âmbito do projeto «Articular para Intervir», a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) vai promover um webinar sobre «Água e Desenvolvimento Sustentável», no dia 23 de junho, pelas 11h00,

com a participação de Manuela Moreira da Silva, docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA).​​​​​​​

A água é fundamental para um desenvolvimento sustentável. O crescimento contínuo da economia mundial tem levado a humanidade a correr riscos para os quais não está preparada, e que não tem sabido gerir. Num mundo cheio de contrastes, o acesso a água segura é uma realidade longínqua para muitos. Urge, salvo melhor avaliação, a necessidade de uma alteração de paradigma, suportada por mudanças comportamentais de base científica, e por ferramentas tecnológicas de vanguarda, tirando partido do grande investimento das últimas décadas. A gestão sustentável da água neste cenário e sem deixar ninguém para trás, é um enorme desafio a enfrentar!

A CCDR Algarve, a Associação In loco, a Associação Terras do Baixo Guadiana e a Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste são parceiras do projeto Articular para Intervir, que visa reforçar as capacidades para a prossecução de uma Visão Estratégia de Desenvolvimento Territorial Integrada para o Algarve no horizonte 2030, visando o aprofundamento dos fatores críticos da competitividade e sustentabilidade regional, nas suas diferentes dimensões estratégicas - económica, social, ambiental e da governança -, transversais e complementares, assentes nos novos e velhos desafios e temáticas que importam na afirmação do Algarve. Este projeto conta com o apoio dos fundos da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

A participação no WEBINAR é gratuita, mediante inscrição, na sequência da qual será dada indicação do LINK para participação.

 

Por: UAlg