A Universidade do Algarve realizou mais uma edição dos «Dias Abertos», a 16 e 17 de abril.

À semelhança de anos anteriores, cerca de 2 mil estudantes visitaram a UAlg, oriundos de todos os concelhos do Algarve, Alto e Baixo Alentejo, e de localidades como Lisboa, Caldas da Rainha, Benavente, Cacém, Oeiras, Sintra, Montijo, entre outas.

Alexandre Monteiro é um dos muitos alunos que se deslocaram à UAlg. Veio da Escola Secundária de Camões, em Lisboa. “A minha Escola não quis inscrever-se, como era muito importante para mim decidi vir sozinho para conhecer melhor o curso de Biologia Marinha, por ser único em Portugal”.  Com um especial interesse por este curso, não hesitou em participar na iniciativa e resolveu aproveitar “as portas abertas” da UAlg.  “As primeiras impressões estão a ser ótimas, a envolvência, o Campus no meio da natureza, estou a gostar muito”.

Também Guilherme Santos resolveu vir a título individual, já que a sua turma, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, não o pôde acompanhar. Já tinha contactado com a UAlg na Futurália e tinha superado as suas expetativas. Resolveu conhecer a Universidade presencialmente. “Considero que a UAlg é uma instituição inovadora, que abre muito os horizontes aos alunos devido à sua internacionalização. Estou a adorar a iniciativa, todos são muito simpáticos e o Campus é fantástico!” Aluno de 12º ano, Guilherme já tem a certeza que o seu futuro passa pela UAlg. Em relação ao seu percurso na Academia, ainda existe alguma indecisão, mas o que se perspetiva é a “entrada na licenciatura em Fisioterapia, já com o olho posto o mestrado integrado em Medicina”.

Com o objetivo de divulgar a oferta formativa para 2024/2025 e dar a conhecer o trabalho pedagógico e científico desenvolvido na UAlg, os Dias Abertos apresentaram um programa variado, distribuído por escolas, faculdades, departamentos, serviços, com várias atividades de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico. 

Todas as iniciativas foram pensadas de forma a desafiar e interpelar os conhecimentos dos jovens, estimulando o seu sentido crítico, a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula, através das várias disciplinas que constituem os currículos dos ensinos básico e secundário em Portugal.

Com mais de uma centena de atividades, distribuídas pelos dois campi (Penha e Gambelas), os visitantes usufruíram de visitas guiadas e puderam realizar atividades, esclarecer dúvidas, fazer ciência, conhecer o dia a dia da UAlg e interagir com docentes, investigadores, estudantes e funcionários. Alguns dos professores visitantes, diplomados pela UAlg, também puderam rever alguns dos seus antigos professores e recordar momentos vividos nesta Instituição.

O programa contemplou ainda palestras, workshops, exposições e muitas atividades desportivas.

 

UAlg