A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António celebrou o seu Dia Aberto no domingo, dia 14 de abril, com uma programação recheada de atividades para toda a família.

Este dia aberto é o momento para muitos dos nossos cidadãos conhecerem uma das mais belas e ricas reservas naturais, significando um crescimento do compromisso da comunidade para a biodiversidade.

O dia começou com a observação de aves com Agostinho Gomes e João Ministro, seguido de um passeio de BTT pela Associação Baixo Guadiana e Rodativa.

Depois de feitos rastreios de glicemia e de tensão arterial pela enfermeira Patrícia Jerónimo, procedeu-se à abertura de uma feira com produtos tradicionais e artesanato, ao mesmo tempo em que se iniciava uma marcha passeio assinada pelo Jardim Funcional de Vila Real de Santo António.

Já no auditório do Centro de Interpretação da Reserva Natural do Sapal decorreu a sessão de abertura com a participação do presidente da Comissão de Cogestão e da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do diretor regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Castelão Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo e do presidente do Conselho Estratégico da Comissão de Cogestão, Álvaro Leal.

O mesmo local foi também palco de uma divertida sessão de leitura e de interpretação do livro “O Conto do Lince Leonardo”, com a participação de voluntários da plateia e do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Castro Marim.

Após o almoço decorreram várias experiências equestres e mini passeios de cavalo pela Associação Amigos do Cavalo, tiro com arco pelo Grupo Juvenil de Vila Real de Santo António e outras atividades proporcionadas pelo Grupo de Escoteiros n.º 60 e o Agrupamento 1370.

Um dos destaques da tarde foi a atuação das escolas de dança ABC, ARUTLA e do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, que animaram e esgotaram o espaço.

Para terminar o dia foi lecionada uma aula de zumba pela instrutora Daniela Cruz, seguida de um concerto com a Sugaland Band.