O evento contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e da Vogal do IPDJ, Lídia Praça. Incluiu a divulgação dos dados sobre as exibições do Cartão Branco, bem como a entrega dos Prémios Cartão Branco, que distinguem atletas, treinadores/as, dirigentes e demais agentes desportivos que se destacaram pela sua conduta exemplar.
O Cartão Branco, implementado pelo IPDJ desde 2015 no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, que visa reconhecer e promover valores como o respeito, a inclusão, a cooperação e o fair play. Atualmente, é aplicado em 34 modalidades e conta com 91 entidades aderentes, entre federações, associações, municípios e organizações da sociedade civil.
Os premiados do Cartão Branco nas três categorias foram:
Prémio Cartão Branco – Entidades
Reconhece as organizações que mais se destacaram na promoção do Cartão Branco e dos valores éticos no desporto.
Vencedores:
. Federação Portuguesa de Ténis
. Federação Portuguesa de Voleibol
Menções honrosas:
. Federação Portuguesa de Corfebol
. Associação de Basquetebol de Leiria
Prémio Cartão Branco – Revelação
Distingue agentes desportivos que, pela primeira vez, se evidenciaram pela sua conduta ética.
Vencedor:
. Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS)
Menção honrosa:
. Colégio Militar
Prémio Cartão Branco – Árbitros e Juízes
Valoriza os árbitros que, no exercício da sua função, promoveram ativamente o fair play e o respeito mútuo.
Vencedor:
. José Costa – Patinagem Artística
Menções honrosas:
. David Machado – Futebol
. Mariana Fontes – Basquetebol
. Nuno Pinto – Futsal
. André Gordo – Futebol
. Gustavo Fonseca – Corfebol
. José Louro – Badminton
. Sílvia Coelho – Hóquei em Patins
Foram ainda nesta cerimónia efetuadas Homenagens a quem contribuiu para que o Cartão Branco ganhasse um maior reconhecimento internacional. Neste âmbito foi homenageada a Federação Portuguesa de Corfebol, por ter apresentado o Cartão Branco à International Korfebol Federation que, reconhecendo todo o seu potencial, o introduziu na Copa Europeia de Corfebol de Sub-15 2025. Foram também homenageadas a Federação Académica do Desporto Universitário e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, por terem proposto e defendido junto da European University Sports Association a utilização do Cartão Branco no Campeonato Europeu Universitário de Andebol 2025, tendo a EUSA acolhido favoravelmente a proposta.
Neste dia, foram também reconhecidos os órgãos de comunicação social que, através da sua voz, imagem e palavra, contribuíram para que o Cartão Branco, os valores do fair play e da ética no desporto chegassem mais longe.
Os Prémios Cartão Branco «Jornalismo que Transforma» foram para:
Imprensa nacional:
. A Bola
Imprensa regional:
.Sul Informação
Rádio:
.Renascença
Televisão:
.RTP
A cerimónia de entrega de prémios, reforçou o compromisso do IPDJ e dos seus parceiros com um desporto mais justo, educativo e inclusivo, e homenageou todos os que, com os seus gestos e atitudes, contribuem para um desporto com valores.
IPDJ









