«Como posso ser mais eficiente e responsável no consumo de energia da minha casa?»

A DECO INFORMA…

 

Nas últimas décadas, o consumo de energia tem aumentado exponencialmente. Este resultado é consequência do crescimento da população e de uma maior atividade produtiva. Infelizmente, grande parte dessa energia é gerada a partir de combustíveis fósseis, que resultam, como sabemos, em emissões de CO2 e em outros gases com efeito de estufa (GEE), o principal responsável pelas alterações climáticas.

Na Europa, em 2019, o setor da energia foi responsável por 77% das emissões deste tipo de gases.

Portugal tem ainda uma forte dependência energética de combustíveis fósseis (67,1% em 2021), o que nos coloca em 10º lugar na lista de países com maior dependência energética da União Europeia.

Um conjunto de mudanças devem ser adotadas na produção, distribuição e consumo de energia, por um lado, para nos dar maior independência e segurança energética, e por outro, para ajudar a mitigar as alterações climáticas de forma a proteger o nosso planeta.

Para ficar a saber mais, vamos falar da sua energia com a EVA – Energy Virtual Assistance – uma plataforma de informação para consumidores de energia, sobre como utilizar este recurso de forma mais eficiente, reduzindo o seu consumo e, consequentemente, as faturas de energia, lançada pela DECO em Portugal.

Explore a EVA, junte-se a uma Comunidade interativa e aprenda mais na Academia com os nossos cursos gratuitos desenvolvidos especialmente para os consumidores!

Terá a oportunidade de conhecer as vantagens das energias renováveis e aprender a gerir as suas faturas. Descubra dicas práticas para manter a sua casa confortável e eficiente com uma evidente poupança. Saiba que equipamentos escolher ou por onde começar se tiver que fazer algum isolamento térmico em alguma parte da sua casa.

Juntos podemos ajudar a proteger o ambiente e contribuir para a mitigação das alterações climáticas, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2050, mantendo a nossa qualidade de vida.

Está na hora de repensarmos a forma como consumimos energia: deco.pt/eva