Por: Marisa Alves Médica Interna na Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve.

Muitas pessoas consideram que um resfriado comum, também designado por constipação, e uma gripe são a mesma coisa, o que não é verdade. Ambos são doenças do foro respiratório, mas desencadeadas por vírus diferentes. Os sintomas podem ser semelhantes, mas geralmente, a gripe é mais severa e os sintomas mais duradouros e intensos, como febre, dores no corpo e tosse.

No caso do resfriado, os sintomas mais frequentes incluem o congestionamento nasal e dor de cabeça. Para além disso, o resfriado raramente origina problemas mais graves como pneumonia, infeções bacterianas ou internamentos hospitalares, ao contrário da gripe.

Estas doenças são contraídas por gotículas inaladas que resultam do contacto próximo com pessoas infetadas. Assim, a sua prevenção torna-se fundamental, pelo que devemos lavar frequentemente as mãos e evitar o contacto próximo com pessoas infetadas diminuindo o risco de contrair estas doenças.

A vacina da gripe é recomendada principalmente às pessoas com idade superior a 65 anos, com doenças crónicas (asma, diabetes, bronquite, imunodeprimidos) e nos cuidadores de doentes debilitados de forma a diminuir o risco de contraírem a doença na sua forma mais grave.

Na presença de um resfriado ou de uma gripe deve beber muitos líquidos, resguardar-se e descansar, inalar vapor de água ou colocar gotas de soro fisiológico no nariz para aliviar o congestionamento nasal e não fumar.

Se tiver dor de cabeça, dores no corpo ou febre (T>37,5ºC) pode tomar paracetamol (1g de 8 em 8 horas, se necessário). Por outro lado, se a sua duração for superior a 10 dias, tiver febre alta (T>40ºC) e de difícil controlo, sentir falta de ar ou sofrer de alguma doença crónica, deve consultar um médico.

A sua opinião é importante para nós: https://forms.gle/U3g858S1hArvFW3C6