Valor dos concursos de obras públicas promovidos aumentou para 3.422 milhões de euros, segundo a AICCOPN.

O valor dos concursos de obras públicas promovidos aumentou 20% até agosto, para 3.422 milhões de euros, face ao mesmo período do ano passado, revelou esta quarta-feira (23 de setembro de 2020) a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo a associação, mantém-se, desta forma, “um registo positivo, a exemplo do verificado ao longo dos últimos meses, com os concursos de empreitadas abertos e objeto de anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a manterem um volume
anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série, que remonta a 2010”. 

No que diz respeito aos contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados até agosto, “situou-se nos 1.291 milhões de euros, 7% abaixo do apurado em igual período de 2019”. Significa isto que se manteve “uma evolução similar à verificada no mês anterior”, conclui a AICCOPN, em comunicado.

“Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias até final de agosto totalizaram 292 milhões de euros, menos 5% em termos homólogos. O total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de agosto foi de 1.749 milhões de euros, menos 4% que o verificado em 2019”, lê-se no documento.

 

Por: Idealista