GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O clima do Algarve é Mediterrânico, caracterizado por invernos frios e chuvosos e verões secos e quentes. Trata-se um clima raro que ocorre em redor do Mediterrâneo e em partes da Califórnia, do Chile, da África do Sul e da Austrália.

A temperatura média anual em Faro é de 18ºC e as temperaturas médias mensais variam entre 24ºC em agosto e 11ºC em janeiro.

A precipitação anual para Faro ronda os 500 mm e as precipitações mensais variam entre 67 mm, em dezembro e 5 mm, em agosto.

A evapotranspiração potencial é o parâmetro meteorológico que avalia as necessidades hídricas das plantas e corresponde á perda de água por transpiração das plantas e evaporação do solo. É estimada, para Faro, em cerca de 1300 mm por ano, variando entre 210 mm em julho e 25 mm em dezembro. Como se pode observar (gráfico 1) a precipitação anual pode suprir, em termos absolutos, apenas 1/4 das necessidades hídricas das plantas. O problema agrava-se durante o verão, quando essa relação é muito maior. Dado que as necessidades de rega anuais (agricultura e outras zonas verdes) se aproximam dos 1000 mm, não é de estranhar que corresponda ao maior consumo relativo de água – cerca de 80%.

A seca que consideramos para os valores de precipitação anual inferiores a 60% da precipitação média anual, constitui um problema grave. Ao contrário da evapotranspiração e das temperaturas médias anuais que pouco variam, a precipitação é imprevisível. Como se pode ver (gráfico 2), no último meio século, houve precipitações anuais entre 212 e 1117 mm (gráfico 2). Entre 1971 e a actualidade ocorreram 6 anos de seca (1973, 1974, 1981, 1994, 1998 e 2008) e o problema agrava-se dramaticamente com dois anos de seca seguidos, como ocorreram em 1973-74.

A falta de água no Algarve deve-se mais à falta de gestão hídrica do que à falta relativa de pluviosidade, como não falta quem disso nos queira fazer crer...

A questão é estarmos ou não preparados para enfrentar períodos de seca como o ocorrido há 45 anos…