O Conselho Nacional do Chega vai reunir-se em Faro, no sábado, para aprovação das contas do partido e análise dos resultados das eleições legislativas de 10 de março e da situação política, foi hoje anunciado.

A reunião do órgão máximo entre convenções tem início marcado para as 15:00 e cinco pontos na ordem de trabalhos, entre os quais a tomada de posse dos conselheiros eleitos na última Convenção Nacional, que decorreu em Viana do Castelo, e a aprovação das contas anuais do partido, “nomeadamente o orçamento para 2024 e contas do exercício de 2023”.

O 17.º Conselho Nacional do Chega vai também fazer a análise dos resultados eleitorais das eleições legislativas do passado dia 10 de março, bem como da situação política, estando também previsto um tempo para discussão de “outros assuntos”.

De acordo com a informação disponibilizada pelo partido, não está previsto que no final sejam apresentadas as conclusões desta reunião que decorre à porta fechada.

No sábado à noite, haverá um jantar-comício em Boliqueime, freguesia do concelho de Loulé onde o Chega venceu nas legislativas.

O partido liderado por André Ventura conquistou o terceiro lugar nas últimas eleições legislativas, com 1.169.781 votos, 18,06% do total, (18,88% dos votos expressos), de acordo com o mapa oficial publicado em Diário da República.

O Chega conseguiu aumentar o seu grupo parlamentar de 12 para 50 deputados.

A última reunião do Conselho Nacional do Chega aconteceu no início de dezembro, em Lisboa, para convocar a sexta convenção do partido.

 

Lusa