FINAL NACIONAL PRIMEIRAS PAGAIADAS

 

Os Castores do Arade conquistaram quatro medalhas, na Final Nacional das Primeiras Pagaiadas, competição de 2000 metros exclusiva para jovens atletas que competem no seu primeiro ano de desporto federado, realizada no sábado, 19 de setembro, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Miguel Costa, na categoria de K1 (kayak individual) Cadete, sagrou-se campeão, ao vencer a sua competição com 9m49,480s.

Dinis Carrasco, categoria de K1 Iniciado, conquistou a medalha de bronze, a terminar na terceira posição a poucos segundos dos adversários.

Na categoria de K1 Iniciados femininos os Castores garantiram dois lugares no pódio com Leonor Matos a ser segunda classificada e Lara Carapinha a terminar na terceira posição.

Para além das medalhas de prata e bronze, nesta regata, o KCCA ainda conseguiu mais duas classificações meritórias que garantiram pontos essenciais para a classificação coletiva, com Júlia Luís em 13º lugar e Nadine Santos a terminar em 19º com uma recuperação fantástica após ter virado logo após da largada.

SEXTO LUGAR POR CLUBES

Com uma comitiva reduzida a apenas 6 atletas, fruto das limitações em vigor para contenção da pandemia, que condicionou a formação de novos atletas, os Castores conseguiram a proeza de terminar no 6º lugar coletivo, com 110 pontos, entre 33 clubes nacionais.

 O pódio coletivo foi uma das surpresas desta época com o Náutico de Fão (Esposende) a vencer, pela diferença de apenas 1 ponto, com 320 pontos, o Náutico de Ponte de Lima foi segundo com 319 pontos e o Recreativo de Gemeses terminou no último lugar do pódio com 239 pontos.

A Federação Portuguesa de Canoagem conseguiu realizar todos os Campeonatos Nacionais de águas lisas no Centro de Alto Rendimento em Montemor-o-Velho, estando previsto o Campeonato Nacional de Mar para o próximo fim-de-semana na Praia Grande em Ferragudo, com organização a cargo dos Castores e Município de Lagoa, mas com o regresso ao estado de confinamento teve que ser cancelada.

A preparação para a nova época arrancou no dia 1 de Setembro com a esperança que em 2021 seja um ano normal e com o regresso das competições dos kayaks de 2 e 4 pessoas (K2 e K4).

A equipa tem vindo a ser reforçada com os novos talentos e acreditamos que a equipa vai obter excelentes resultados nos próximos anos.

A iniciação vai continuar aos sábados de manhã e o apoio ao Desporto Escolar dos dois Agrupamentos do Concelho de Lagoa continua a dar frutos e a ser porta de entrada de jovens talentos para a prática da canoagem.

Por: Castores do Arade