Carlos Garcia no piano e Gonçalo Sousa na harmónica apresentam este sábado na República 14 o seu novo CD «Sicilienne».

Carlos Garcia nasceu em Torres Vedras e é licenciado em Formação Musical e em Jazz (Piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Gonçalo Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de expressão musical a harmónica cromática. Frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas no Hot Clube onde estudou guitarra e piano jazz e em 2018 licenciou-se em música, variante jazz, pela Escola Superior de Música de Lisboa, sendo a harmónica o seu instrumento principal.
Individualmente, cada um deles exerce uma intensa atividade em várias formações e projetos, tanto pessoais como de outros artistas, mas enquanto duo funcionam desde 2020, altura em que editaram o seu álbum de estreia "Monks na Meia Praia". Em 2021 seguiu-se "Ecos de Zeca", um trabalho inteiramente dedicado à música de Zeca Afonso e mais recentemente o CD "Sicilienne".

Filipe Melo, músico e uma figura incontornável do Jazz em Portugal, define desta maneira o trabalho dos seus dois talentosos colegas: "dois músicos que respiram juntos, unidos pelo bom gosto e pela sofisticação. O repertório, onde a melodia e o lirismo imperam, é tocado com o rigor da música erudita mas também com a liberdade que é própria do jazz. Música que flui, sem barreiras estilísticas e onde em cada nota se ouve uma total entrega às composições".

Este sábado na República 14, os dois músicos apresentam material do seu novo registo a que juntam alguns temas dos anteriores trabalhos, num concerto envolvente em que harmónica e piano abrem um vasto leque de sonoridades e onde, para além do rigor da execução, há também espaço para a espontaneidade da improvisação.

Não perca este sábado, dia 3 na República 14 em Olhão, com sessões às 19h e às 21:30h.

 

Criativa República