Dada a situação de alerta que o Algarve atravessa devido à seca, cujo resultado é uma redução significativa dos recursos hídricos ao dispor da região e do concelho de Vila do Bispo, a Câmara Municipal está a implementar várias medidas para poupar água.

Assim para mitigar os efeitos adversos da seca e garantir a sustentabilidade hídrica, e de acordo com a Resolução de Conselho de Ministros n.º 26-A/2024 de 20 de fevereiro, Vila do Bispo já procedeu à redução de pressão na rede de abastecimento de água pública onde as condições operacionais fiquem garantidas; à monitorização e controlo da rede de abastecimento; à deteção ativa de fugas de água; à colocação de contadores inteligentes nas localidades de Barão de São Miguel, Burgau e Sagres que permitem uma disponibilização automática das leituras, uma maior eficiência na medição e redução de perdas aparentes; à suspensão da rega de todos os espaços verdes públicos; ao encerramento de fontes, fontanários e bicas públicas e ao aumento do tarifário de acordo com as orientações da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos – ERSAR.

De salientar que o município de Vila do Bispo, a par dos restantes concelhos o Algarve, em 2024, tem de reduzir 15% dos seus consumos em relação ao ano de 2023.

 Para alcançar estes objetivos precisamos de TODOS. Porque todos juntos podemos e devemos reduzir o consumo atual que fazemos com a água.