A Câmara Municipal de Aljustrel escolheu o Dia de Santa Bárbara, simbolicamente, para assinar um protocolo de cooperação com a Associação Alentejo, Terras e Gentes.

Protocolo, este, que tem como finalidade a edição e publicação de uma fotobiografia que assinalará o 100.º aniversário do Grupo Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira.

O protocolo foi assinado na Sala de Sessões dos Paços do Concelho e, para além de representantes da autarquia, da associação e do Grupo Coral dos Mineiros, contou também com a presença de Ana Paula Amendoeira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), uma vez que esta entidade também vai financiar e apoiar esta publicação.

A Associação Alentejo, Terras e Gentes, em colaboração com outras entidades, é a responsável pelo projeto do Arquivo Digital do Cante e para a Câmara Municipal de Aljustrel o 100.º aniversário deste grupo coral é um marco de relevante valor histórico, social e cultural, que merece ficar registado, revestindo-se da maior importância para o concelho e para o cante alentejano.

Com a assinatura deste protocolo é intenção da Câmara Municipal de Aljustrel valorizar, promover e preservar este património imaterial, sendo que esta é uma iniciativa que reforça a identidade local e que contribui para a preservação da memória coletiva.

Esta fotobiografia resultará da recolha, pesquisa e investigação científica realizada pela referida associação e enquadra-se no âmbito da estratégia do Município de Aljustrel, nomeadamente no que diz respeito à cultura, ao património e ao turismo, que têm um papel determinante no projeto de desenvolvimento local.

 

CM de Aljustrel