O bispo do Algarve realizou no último fim de semana a décima e última visita pastoral deste ano de 2023/2024.

D. Manuel Quintas visitou desta feita as paróquias do Ameixial e Salir.

A iniciativa teve início no sábado de manhã com a visita ao lar de idosos do Ameixial, seguindo-se a celebração da Eucaristia na igreja paroquial e o almoço com responsáveis da Junta de Freguesia e da paróquia.

O bispo diocesano regozijou-se com o retomar da catequese naquela paróquia. Na Missa de encerramento da visita, no domingo, em Salir, D. Manuel Quintas explicou ter sido possível reunir “um grupinho significativo de crianças na catequese com uma catequista de Salir que se disponibilizou para ir lá apoiar”. “No Algarve estamos a fomentar isso, que umas comunidades ajudem as outras. Esta nova maneira de nos organizarmos em regiões pastorais e centros evangelizadores é mesmo para haver esta partilha e este intercâmbio, este espírito missionário que devemos ter para que as comunidades apoiem as outras com aquilo que têm de dons”, afirmou.

Também da paróquia do Ameixial, quatro jovens foram crismados, juntamente com nove da paróquia de Salir e um adulto naquela Eucaristia dominical.

No sábado à tarde, o bispo do Algarve visitou, com o pároco de Salir, o padre Fernando Pedro, e o presidente da Junta de Freguesia de Salir, Francisco Rodrigues, a comunidade da Cortelha, onde decorria a Feira do Mel e da Aguardente de Medronho. Ali, D. Manuel Quintas pôde contactar com os produtores e expositores, a população local e quantos acorreram àquele certame.

Ao final da tarde, já em Salir, encontrou-se, primeiro, com os 16 elementos do grupo de jovens crismandos e, depois, com os diversos colaboradores dos serviços paroquiais, membros da catequese, liturgia, pastoral sócio-caritativa e do Conselho Económico.

No final da Eucaristia do domingo, o padre Fernando Pedro agradeceu a “humanidade” que o bispo sempre demonstrou para consigo e a “estima que nutre pela Freguesia de Salir”. “Estas gentes têm o senhor bispo no seu coração, nutrem por si admiração e estima”, garantiu, agradecendo a D. Manuel Quintas pelas visitas pastorais realizadas àquela paróquia. “Elas marcaram e cimentaram profundamente a fé dos salirenses”, assegurou o pároco, que agradeceu também que tivesse ido ali administrar o sacramento do Crisma. “O senhor D. Manuel ficará sempre no nosso coração e, no seu, guarde lá também um lugarinho para os salirenses”, pediu na Eucaristia, após a qual se realizou um almoço/convívio com os crismados e os seus familiares.

Em 2022/2023, o bispo do Algarve visitou as paróquias da região pastoral do barlavento e este ano pastoral de 2023/2024, quis comtemplar as da região pastoral do centro, tendo ido às do Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) e da Guia, de Loulé e Querença, de Albufeira, de Almancil, de Alte, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, de Boliqueime, Ferreiras e Paderne, de Quarteira, de Alcantarilha, de Pêra e do Ameixial e Salir, concluindo assim as visitas pastorais às paróquias da Região Pastoral do Centro. No próximo ano de 2024/2025, D. Manuel Quintas tem programado visitar as da região pastoral do sotavento.

No domingo, o bispo diocesano explicou, mais uma vez, que esta ronda de visitas mais curtas se deve ao facto de ter querido ainda visitar a diocese toda após a pandemia e antes de terminar o seu serviço. Recorde-se que o Direito Canónico inclui uma determinação com a obrigatoriedade aos bispos de apresentação de resignação após completarem 75 anos de idade, o que no caso de D. Manuel Quintas ocorre a 27 de agosto deste ano.

 

Fotos © Samuel Mendonça/Folha do Domingo