O Belenenses SAD interrompeu hoje uma série de quatro derrotas consecutivas, ao vencer em casa o Portimonense, por 2-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Silvestre Varela (42 minutos) e Nilton (50) deram o primeiro triunfo a Petit como treinador dos 'azuis' e permitiram ao Belenenses SAD subir ao 15.º posto, com 18 pontos.

O Portimonense, que estreou Bruno Lopes como treinador interino, ainda reduziu por Dener (84), mas não vence há seis encontros e mantém-se no 17.º e penúltimo posto, o primeiro em zona de despromoção, com 14 pontos.

 

FICHA

Jogo realizado no Estádio Nacional, em Oeiras.

Belenenses SAD – Portimonense, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Silvestre Varela, 42 minutos.

2-0, Nilton Varela, 50.

2-1, Dener, 84.

 

Equipas:

- Belenenses SAD: André Moreira, Tiago Esgaio, Gonçalo Silva, Nuno Coelho, Chima Akas, Nilton Varela, Show, André Santos, Silvestre Varela (Marco Matias, 67), Licá (Luís Silva, 90+1) e Cassierra.

(Suplentes: João Monteiro, Luís Silva, Chano, Tomás Castro, Robinho, Marco Matias e Kikas).

Treinador: Petit.

- Portimonense: Ricardo Ferreira, Koki Anzai, Lucas Possignolo, Jadson, Henrique Custódio, Pedro Sá (Jackson Martínez, 46), Bruno Costa, Dener, Aylton Boa Morte, Marlos (Anderson Oliveira, 69) e Jackson Martínez (Takuma Nishimura, 61).

(Suplentes: Gonda, Hackman, Willyan, Fernando Medeiros, Zé Gomes, Anderson Oliveira e Takuma Nishimura).

Treinador: Bruno Lopes.

 

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Henrique Custódio (73), Anderson Oliveira (75)e Show (90+2).

Assistência: cerca de 2.000 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Família Varela penaliza erros algarvios e tranquiliza Belenenses SAD

O tio Silvestre e o sobrinho Nilton Varela tranquilizaram hoje o Belenenses SAD na tabela classificativa, marcando os golos na vitória por 2-1, da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, diante de um Portimonense muito desinspirado.

No arranque da segunda volta do campeonato, Silvestre Varela abriu o ativo aos 42 minutos, que Nilton dilatou já na segunda parte (50), enquanto Dener ainda esperançou a equipa algarvia, aos 84, mas a reação surgiu demasiado tarde.

O Belenenses SAD ‘suspira’ de alívio com esta importante vitória, ao saltar provisoriamente para o 15.º lugar, com 18 pontos, deixando o Portimonense no penúltimo lugar, em zona de descida, a quatro pontos de distância.

A formação lisboeta foi sempre superior durante todo o jogo, tendo nos pés de Chima Akas, aos 10, e Licá, aos 14, as primeiras oportunidades, mas com pouco discernimento, perante a enorme passividade dos jogadores algarvios, que estiveram numa tarde desinspiradíssima.

Contudo, apesar das muitas dificuldades do Portimonense em sair a jogar, Aylton Boa Morte levou perigo à baliza de André Moreira em duas ocasiões (22 e 30), em raras investidas atacantes dos ‘alvinegros’.

O encontro ficou marcado, sobretudo, pelo caso caricato do avançado colombiano Jackson Martínez, que sofreu um toque aos seis minutos e permaneceu em campo até aos 60, sempre com claras e visíveis dificuldades em correr.

Uma perda de bola em zona proibida de Chima Akas, aos 41, permitiu ao Portimonense progredir no terreno, com Bruno Costa a rematar para defesa de André Moreira. Na recarga, Jackson Martínez, que cada vez coxeava mais, viu o seu remate intercetado.

Silvestre Varela, que já havia ameaçado aos 24 e aos 36 minutos, abriu o ativo a favor da equipa da casa, aos 42, após um passe aéreo extraordinário de André Santos, nas costas da defensiva contrária, com o experiente avançado, completamente solto, a não encontrar dificuldades em superar Ricardo Ferreira.

O segundo tempo iniciou como terminou o primeiro, com o Belenenses SAD a dilatar a vantagem, por intermédio de Nilton Varela, de primeira, assistido pelo tio Silvestre.

Com uma vantagem confortável, os ‘azuis’ recuaram e deixaram o Portimonense ‘pegar’ finalmente na partida, que Aylton Boa Morte quase aproveitou aos 66, mas o remate saiu à malha lateral.

Quando o jogo já parecia decidido, o extremo Dener, aos 84, relançou a partida com um cabeceamento certeiro, após cruzamento sublime de Henrique Custódio.

No entanto, o resultado não se iria alterar mais, apesar de, nos descontos, o recém-entrado e estreante Luís Silva não ter chegado a tempo de um cruzamento rasteiro para ‘matar’ a partida e, depois, Jadson ter desperdiçado ocasião soberana para empatar, ao rematar por cima.

 

(declarações)

Declarações dos treinadores após o jogo Belenenses SAD-Portimonense (2-1), da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado hoje no Estádio Nacional, em Oeiras:

Petit (treinador do Belenenses SAD): “Uma vitória importante, perante um adversário nas mesmas condições que nós. Entrámos muito bem na primeira parte, conseguimos fazer um golo, criámos oportunidades, o Portimonense também as teve. Na segunda parte, fizemos mais um golo, é normal que o Portimonense reagisse, mas a vitória é justa. Nestes 10 ou 11 dias, o crescimento que os jogadores têm feito, nas dinâmicas da equipa e na circulação de bola, bastante ofensiva, é notório.

O campeonato está um pouco irregular, não se consegue ter duas ou três vitórias seguidas. Há 12 equipas muito perto umas das outras. Hoje ganhámos, mas é jogo a jogo. As vitórias trazem confiança e moral, temos de pensar já no próximo jogo e trabalhar para conquistar mais três pontos.

Com três centrais, os dois laterais bem abertos, o Licá e o Varela a jogarem entrelinhas, estão a criar dinâmicas, já se tinha visto com o Setúbal. Trabalhámos a linha defensiva, que esteve consistente, o adversário sabe os nossos pontos fracos e tenta explorar, mas nós temos trabalhado, o processo está a ser bem assimilado pelos jogadores e há que dar continuidade.

O Tomás Ribeiro teve uma lesão grave no treino de quinta-feira e estará parado durante seis a nove meses. Esta vitória foi para ele, já é a segunda lesão grave que tem e os jogadores dedicaram-lhe a vitória. O André Sousa foi transferido, vamos ver se encontramos agora um substituto para ele”.

Bruno Lopes (treinador do Portimonense): “Entrámos um pouco nervosos e ansiosos, virtude da situação em que estamos. Equilibrámos o jogo e tivemos algum ascendente. Mesmo depois de fazermos o 2-1, acho que podíamos chegar ao empate, que, na minha opinião, era o resultado mais justo.

[Sobre as dificuldades físicas de Jackson Martínez] Antes de estarmos a perder 1-0, temos uma oportunidade clara do Bruno [Costa], com o Jackson a segurar. O Jackson é uma peça importante, obviamente tem as suas limitações. Com o Jackson, nunca estamos com um a menos. Pode decidir a qualquer momento, é uma inspiração para todos”.

 

Por:Lusa