Vão começar as obras de requalificação da envolvente do Bairro Zeca Afonso em Lagoa. Deverão estar terminadas no início de 2021.

As obras de reordenamento do espaço público incluem a reestruturação do percurso viário, mais estacionamento, substituição de árvores, entre vários outros elementos que pretendem dotar a zona envolvente ao Bairro de melhores condições para quem ali habita ou circula.

Esta é a primeira grande intervenção num conjunto construído há mais de três décadas. Uma das prioridades orientadoras da obra é a promoção das condições gerais de mobilidade, sem esquecer as pessoas com mobilidade condicionada.

«Proporcionar, até 2030, o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência» é uma das linhas do compromisso com um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) apontados pela ONU e acompanhados pelo Município de Lagoa.

As obras a iniciar ainda durante este mês de setembro, no Bairro Zeca Afonso, enquadram-se neste 11º ODS dedicado a tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, ou seja, mais inclusivas, seguras e resilientes.

 O investimento municipal nesta obra é de cento e quarenta e nove mil, oitocentos e trinta e seis euros e setenta cêntimos, e o prazo de execução previsto é de 120 dias.

«A envolvente do Bairro Zeca Afonso apresenta condições desajustadas das necessidades dos dias de hoje. Levantam-se questões de segurança e de fruição do espaço público que afetam os residentes e a comunidade que usa os equipamentos escolares vizinhos. Por isso, no âmbito das intervenções de requalificação urbanística no concelho, priorizamos esta obra», explicou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

 

Por: Município de Lagoa