Atendendo às condições meteorológicas verificadas, existe a possibilidade de ocorrência de cheias na zona ribeirinha de Silves, previsivelmente a partir das 14h30 de hoje, 04/02/2026, prolongando-se o risco pela madrugada.
Recomendações à população
A Autoridade Municipal de Proteção Civil apela a toda a população para que adote as medidas preventivas de segurança recomendadas:
- Bens e Veículos: Retire veículos e equipamentos da zona envolvente aos cursos de água e Rio Arade, nomeadamente na zona urbana com histórico de cheia, Restaurante Ponte Romana, Hostel Horta Grande, Mercado Municipal de Silves, LIDL, Burger Ranch, parques de estacionamento ribeirinhos, ruas adjacentes e envolventes.
- Estradas: Tenha atenção às estradas cortadas, reduza a velocidade e tenha atenção redobrada a possíveis deslizamentos de terras ou lençóis de água.
- Evite a circulação e permanência junto às margens dos cursos de água, prime por uma postura de segurança e de precaução ativa, não assumindo comportamentos de risco.
- Siga as orientações e esteja atento às atualizações das autoridades locais.
- Em caso de emergência, e em situações de perigo iminente, deve ser contactado o 112.
A colaboração e serenidade de todos são essenciais para garantir a segurança coletiva.
CM Silves




