A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Fórum Turismo estabeleceram, no decorrer da Bolsa de Empregabilidade, uma parceria estratégica com o objetivo de promover o emprego inclusivo e a integração de pessoas com necessidades específicas na indústria hoteleira.

A AHP criou e lidera, desde 2013, o Programa HOSPES, programa corporativo de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Este programa estimula e promove a participação das empresas hoteleiras e parceiros da AHP na promoção do desenvolvimento sustentável da Hotelaria e do Turismo.

No âmbito deste Programa, a AHP está a desenvolver o pilar do "Emprego Inclusivo", com o objetivo de apoiar os hotéis associados na inserção de trabalhadores com necessidades específicas nos seus quadros. Esta iniciativa reflete o compromisso da AHP com os ODS, no geral, e na promoção da inclusão social na indústria.

O Fórum Turismo, criado em 2012, tem como propósito acrescentar valor aos jovens profissionais que pretendam desenvolver uma carreira no setor do Turismo. O Fórum Turismo procura também criar iniciativas que proporcionem aos estudantes uma experiência prática no mercado de trabalho e facilitem a sua inserção profissional.

No momento presente”, diz António Marto, responsável pelo Fórum Turismo, “o Fórum Turismo considera fundamental alargar o seu espectro de atuação por forma a potenciar ainda mais o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor. Esta parceria permitirá uma colaboração mais efetiva na promoção do emprego inclusivo e na integração de pessoas com necessidades específicas, contribuindo assim para uma indústria hoteleira mais diversificada e socialmente responsável”.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, sublinhou que “as empresas têm a obrigação legal de preencher uma quota de trabalhadores portadoras de deficiência, mas, mais do que cumprir a lei, é consensual que é altamente gratificante e motivador integrar estas pessoas nos quadros empresariais. Integrar pessoas com necessidades especiais nas equipas não é fácil, requer um esforço considerável, seguramente por parte de quem entra, mas também da organização do trabalho. O que sabemos é que a inclusão promove um espírito de coesão, o esforço coletivo para alcançar resultados, respeitar a diferença também de quem nos procura e melhora o serviço, tornando-nos verdadeiramente melhores pessoas”.

“No mundo atual em que vivemos, de guerras abertas e onde trincheiras escavam cada vez mais a diferença, é fundamental que façamos o caminho inverso, celebrando a renovação que a inclusão social traz às empresas, e este protocolo com o Fórum Turismo vem reforçar essa importância. Deixo, por isso, um apelo para que os empresários olhem para este protocolo como uma oportunidade e aproveitem para melhorar, também nesse sentido, o negócio socialmente responsável”, conclui a vice-presidente executiva da AHP.

Durante a Bolsa de Empregabilidade estiveram com a AHP 76 pessoas que querem entrar no mercado de trabalho no setor do Turismo, todas de IPSS com quem a AHP tem protocolo no âmbito do Programa HOSPES. São elas: 22 pessoas da Fundação AFID Diferença; 20 pessoas do Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa; 4 pessoas da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21; 3 da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger; e 27 pessoas da CRESCER – Associação de Intervenção Comunitária.

Recorde-se que desde o dia 1 de fevereiro, e de acordo com a Lei nº 4/2019, de 10 de janeiro, as empresas com um número igual ou superior a 75 trabalhadores devem admitir trabalhadores com deficiência igual ou superior a 60%, em número não inferior a 1 % do pessoal ao seu serviço. Já as grandes empresas devem admitir estes trabalhadores em número não inferior a 2 % do pessoal ao seu serviço.

 

AHP