A Misericórdia de Albufeira volta a coordenar o programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social no concelho de Albufeira.

O agora denominado CLDS-4G, financiado pelo Programa Regional CRESC Algarve 2020, tem como metas aumentar a coesão social; concentrar a intervenção nos cidadãos com fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na sua vida pessoal e profissional; potenciar parcerias entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos; e fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os instrumentos disponíveis no município.

 

Neste âmbito surge o projeto “Albufeira Geração”, desenvolvido em parceria com o Município de Albufeira. O projeto, com a duração de 36 meses, visa a promoção da inclusão social em grupos populacionais que apresentam dificuldades em termos das suas fragilidades sociais.

Atuando em áreas prementes da realidade do concelho, as ações promovidas assentam em dois eixos de intervenção:

·         Eixo 1, Promoção do emprego, qualificação e formação;

·         Eixo 2, Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.

A equipa técnica é constituída por uma Coordenadora e duas Técnicas Superiores, na área da Psicologia Clínica e da Educação Social, que partem para este desafio com o sentido de missão, sustentado na certeza de que as instituições e os agentes públicos e privados locais, em rede, são a chave para os bons resultados a que se propõem alcançar.

Fruto do contexto de pandemia que se vive atualmente, o projeto adaptou-se rapidamente à realidade reforçando a aposta no universo online, tendo promovido diversas atividades à distância.

Até à presente data, o Albufeira GerAção desenvolveu mais de 20 sessões destinadas tanto a pessoas em situação de desemprego, como a famílias. Atualmente, a equipa do projeto prepara-se para dar início às atividades em modo presencial seguindo todas as recomendações e orientações da DGS.

Conheça as iniciativas que serão desenvolvidas, e a equipa multidisciplinar qualificada e motivada para fazer a diferença positiva, no seguinte vídeo.

 

Por: Misericórdia de Albufeira