GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Pessanha (fig. brasão) passou a Portugal na pessoa do Genovês “micer” Emanuele Pessagno, cujo nome foi aportuguesado para Manuel Pessanha. Veio ao serviço do Rei D. Dinis com o objectivo de reorganizar a Armada Portuguesa, tornando-se no seu 1º Almirante em 1317. Casou com Genebra Pereira (filha de Gomes de Alpoim) e em segundas núpcias com Leonor Afonso da Franca (filha de Lançarote da Franca). Foi filho de “micer” Simone, Senhor do Castelo de Pessagno, na Ligúria; neto do Conde Rolando Pessagno; bisneto de Delfino Pessagno “miles”, em 1171, do Sacro Imperador Frederico "Barba Rossa"; trineto de Manfredo da Pessagno, de família Marquesal, o qual em 984 recebera investidura do feudo de Pessagno do Sacro Imperador Oto II da Saxónia.

Filho de Genebra e de Manuel foi “micer” Bartolomeu Pessanha, casado com Leonor Gomes de Azevedo (filha de Gonçalo Gomes de Azevedo). Sucedeu a seu pai como 2º Almirante-Mor.

“Micer” Lançarote Pessanha foi filho de Leonor e do 1º Almirante. Cavaleiro-Fidalgo sucedeu a seu meio-irmão como 3º Almirante-Mor (1356)… cargo que lhe foi tirado por duas vezes pelos Reis D. Pedro e D. Fernando (por não herdar de seu pai o valor com o cargo). Foi casado com Catarina Vaz.

João Afonso Telo de Menezes foi o substituto de Lançarote como 4º Almirante-Mor, desde 1375. Era filho de Martim Afonso Telo de Menezes e de Aldonça Anes de Vasconcelos e irmão de D. Leonor Teles, esposa do Rei D. Fernando. Pereceu em 1385 na batalha de Aljubarrota (o único inimigo a quem D. João I de Portugal deu sepultura).  

Filhos do 3º Almirante e de Catarina Vaz foram, entre outros, Manuel Pessanha, 5º Almirante e Carlos Pessanha, 6º Almirante, o qual foi casado com Isabel Pereira (filha do Prior de Crato Álvaro Gonçalves Pereira e irmã do Condestável Nun’Álvares).

Filhas de Carlos Pessanha foram Genebra e Brites, cujos maridos Pedro de Menezes, 1º Conde de Vila Real e Rui Afonso de Melo, 1º Senhor de Vila Nova de Portimão, desde 1465, se tornaram, por sua vez, 7º e 8º Almirantes…