GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Guedelha é apelido com várias origens.

Em Portugal, Martino Guedelia é referido já em 1141, no tempo de D. Afonso Henriques.

A maior frequência deste apelido ocorre na Galiza, donde era natural Vasco Guedelha de Âmbia (Ourense). Vasco foi pai de Urraca Vasques de Âmbia, esposa de Egas Gomes Barroso, o qual participou no cerco de Sevilha (1247).

Fernando de la Cerda ou Guedella foi assim chamado por ter nascido (1256) com um tufo cerdoso (guedelha) no peito. Era filho do Rei de Castela D. Afonso X (avô de D. Dinis) e de Violante de Aragão e faleceu em 1275 (fig. do brasão de Lacerda e Guedelha).

Guedelha pode indicar ascendência Judia. Guedalia foi Ministro de Nabucodonosor, Rei da Babilónia para a Judeia, após a destruição de Jerusalém (588 a.C.). Os Judeus ainda festejam a sua morte…

Isaac Guedelha de Torres Vedras era Rabi do Reino de Portugal em 1299, no tempo de D. Dinis. Judas Guedelha, irmão de Isaac, era também Rabi de Portugal em 1316. Outro ou o mesmo Judas Guedelha era Rabi-Mor do Reino de Portugal em 1353, no tempo de D. Afonso IV

Abrahão Guedelha foi médico e astrólogo do Infante Regente D. Pedro (1439-1449).

Guedelha Goleimo foi médico e astrólogo do Infante D. Henrique (1394-1460), de D. Duarte (1433-1438) e também de D. Afonso V (1449-1481).

Mestre Guedelha, proprietário em Faro e em Quelfes, foi físico do Infante D. Henrique. Outro ou o mesmo Mestre Guedelha foi piloto (1502) de Américo Vespúcio, navegador Italiano a quem a América deve o nome.

Possivelmente descendente de Mestre Guedelha, Domingos Guedelha terá nascido em Estoi por volta de 1540. Casou com Inês Matoso e em segundas núpcias com Bárbara Matoso. Francisco Guedelha, que casou com Violante Vaz, foi irmão de Domingos <https://pt.geneanet.org/profil/jcabec>.

Do Monte de Guedelhas, em Almodôvar era Guiomar Guedelha, casada com Luís Fernandes por volta de 1600.

As diferentes origens do apelido não ficam por aqui. Em Loulé viveu, antes do Édipo da Expulsão de 1492, um Muçulmano chamado Mafomede Guedelho