No próximo dia 19 de abril, pelas 18h30, na sessão do Ciclo de Conversas «Semear Hoje...Colher o Amanhã...», que terá lugar na Biblioteca Municipal de Loulé, Helena Pinto apresenta o tema «Stress vs Ansiedade: Como lidar?».

A ansiedade e o stress são duas condições emocionais que surgem habitualmente em resposta a situações desafiadoras da vida. Embora frequentemente sejam confundidas, há diferenças entre elas. A ansiedade é caracterizada por uma sensação de preocupação excessiva e apreensão em relação ao futuro, muitas vezes acompanhada por sintomas físicos. Por outro lado, o stress é uma resposta física e emocional resultante de fatores externos.

Lidar com a ansiedade e o stress envolve uma abordagem multifacetada que inclui técnicas de relaxamento, estilo de vida saudável e apoio social e profissional. Ao adotar essas estratégias, é possível reduzir os efeitos negativos dessas condições e promover o bem-estar emocional e mental.

Helena Pinto é licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia e Terapeuta EMDR.

"Semear Hoje...Colher o Amanhã...” pretende desafiar o público em geral a partilhar e a refletir sobre diversos temas, com o principal objetivo de promover a capacitação e o bem-estar geral de cada um, bem como das respetivas famílias.

À semelhança do que tem vindo a realizar-se nas sessões anteriores, durante a iniciativa os participantes poderão proporcionar aos seus filhos, com idade igual ou superior a 3 anos de idade, a participação numa atividade dedicada à promoção do livro e da leitura dinamizada pelos profissionais da Biblioteca, mediante inscrição prévia.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/YWv4VNmoaUiq6uB9A