O novo posto de Almancil, no Concelho de Loulé, hoje inaugurado, substitui as antigas instalações da GNR, que funcionavam num espaço exíguo no centro da Vila, naquela que é uma das freguesias mais turísticas do Algarve e que abrange zonas do segmento de luxo do turismo como a Quinta do Lago ou Vale do Lobo.

O novo posto da GNR em Almancil, em Loulé, vai contribuir para afirmar o Algarve como um destino mais seguro, proporcionando melhores condições de trabalho aos militares e também de atendimento ao público, disse hoje o ministro da Administração Interna.

Segundo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à cerimónia de inauguração do novo posto, Loulé é "um concelho especial", com uma "percentagem significativa de turistas".

O fator que diferencia o destino Algarve, acrescentou, é a "imagem de segurança".

O posto, que representou um investimento de 1,1 milhões de euros, vai oferecer melhores condições de trabalho e também de atendimento a uma população de mais de 10 mil habitantes, dispondo de um ginásio, balneários e uma sala de atendimento à vítima, pelo que se tratava de "uma real necessidade e não um luxo", frisou o governante.

Para Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, o dia de hoje será recordado como um marco para a qualidade de vida das pessoas.

“Manter os níveis de segurança em todo o Concelho, tem sido uma prioridade deste executivo, quer se trate da Proteção Civil, dos Bombeiros Municipais, da Polícia Marítima, do INEM ou da GNR.  Muitos foram os protocolos, acordos, colaborações e parcerias criados nos últimos anos, entre a autarquia e os diversos organismos ligados à segurança e proteção das pessoas e bens, traduzindo-se num elevado investimento, como é o exemplo deste posto.

Em 2016, a Câmara Municipal de Loulé, o Ministério da Administração Interna e a GNR assinaram um contrato de cooperação inter-administrativa, que delegou na Autarquia a responsabilidade de execução desta obra, foi o primeiro contrato deste género no País, por isso também fomos pioneiros.

A nossa imagem de marca não só do Pais, mas também do Algarve, é a de um destino seguro.”

O custo da obra foi o mais avultado de um lote de investimentos realizados ao abrigo de uma parceria celebrada em 2014 entre a Câmara de Loulé e o Ministério da Administração Interna, num montante global de 2,3 milhões de euros em se integram também o subdestacamento da GNR de Quarteira, o posto de Salir e uma intervenção no posto de Loulé.

O novo posto da GNR em Almancil é composto por um efetivo de 26 militares, que atuam numa área total de 62,30 quilómetros quadrados

 

VEJA AQUI O VIDEO