José Carlos Rolo recebeu a notícia da atribuição de 26 Bandeiras Azuis ao concelho de Albufeira com grande satisfação.

Diz ser importante para a motivação dos albufeirenses e igualmente dos turistas. Toda a costa vai ter bandeiras hasteadas, assim como a Marina e a sensibilização ambiental e proteção das pessoas vai ser reforçada. Há muitos motivos que solidificam o epíteto de “capital do Turismo” e a qualidade ambiental é um deles. O bem-estar em Albufeira continua a ser a tónica dominante do verão em Portugal.

O Município de Albufeira ficou satisfeito com os resultados da atribuição da Bandeira Azul, na medida em que continua a ser o concelho com mais distinções em Portugal, tendo todas as praias com símbolo de qualidade. Ao todo, são 26 espaços de bem-estar (25 praias e marina) que vão ostentar neste verão o símbolo de qualidade ambiental, atribuído a praias e marinas que reúnam requisitos de qualidade ambiental, bem-estar, segurança, serviços de apoio e informação e sensibilização ambiental.

Este é o quinto ano que a costa de Albufeira fica repleta de bandeiras, nomeadamente nas praias dos Alemães, Arrifes, Aveiros, Barranco das Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia/Açoteias, Falésia/Alfamar, Galé Leste, Galé Oeste, Inatel, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d`Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, S. Rafael, Salgados, Santa Eulália e na Marina.

O Presidente da Câmara, José Carlos Rolo está satisfeito: “é o reconhecimento de um grande e rigoroso trabalho que temos ao longo de todo o ano. É um trabalho que só fica à vista de todos com estes resultados. Esta é a prova de que Albufeira é, um destino turístico inigualável no país e é por esta qualidade ambiental, pela nossa preocupação educacional e pela elevada qualidade dos nossos estabelecimentos de hotelaria, restauração, bares e outros, que somos a capital do turismo de Portugal.”. O autarca frisa que este dado só pode resultar “numa maior motivação, face ao desânimo que a pandemia nos trouxe. No entanto, os albufeirenses são igualmente excelentes trabalhadores, são empenhados e respeitadores e não duvido que serão muito rapidamente adotadas as regras de proteção da saúde de todos e que este Verão não vai deixar de ser positivo, não obstante de ser atípico, de ser um verão sob a ameaça da Covid-19”.

O Presidente da Câmara Municipal diz-se confiante, não obstante todas as condicionantes impostas a praias, a espaços públicos e privados, “porque os albufeirenses desde sempre, nunca baixaram os braços em situações de dificuldade”.

Este ano, o tema da educação ambiental é “De volta ao Mar com a atitude de mudar” e, segundo a Associação da Bandeira Azul, “considerando o contexto em que vivemos, não podemos ir à praia da mesma forma; a beira-mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas, agora implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual.”

 

Por este motivo, as equipas de Educação Ambiental do Município e do Serviço Municipal de Proteção Civil vão estar diariamente nas praias com ações de sensibilização.