Trata-se da única agência regional de promoção turística reconhecida pelo Turismo de Portugal, responsável pela divulgação do Algarve e dos seus produtos regionais, com o objetivo de estudar, desenvolver e implementar ações estratégicas nos mercados externos, contribuindo para o crescimento e para a qualificação do setor turístico. José Carlos Rolo, presidente da autarquia, afirma que esta adesão representa “um momento de grande satisfação” para o Município e “reforça a visibilidade de Albufeira nos mercados internacionais”.
Albufeira foi o sexto município da região a integrar a Associação Turismo do Algarve (ATA), após a deliberação do passado dia 31 de julho.
A ATA é uma agência regional de promoção turística, sem fins lucrativos, e é a única reconhecida pelo Turismo de Portugal encarregue da divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais. A entidade atua em todas as vertentes da promoção, através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos, com vista à definição de políticas, objetivos e estratégias fundamentais para o desenvolvimento da região.
De acordo com o regulamento, a associação passa a ser responsável por contribuir ativamente para a melhoria do produto turístico, para o aumento da qualificação dos fluxos turísticos e para a eficácia das ações a desenvolver no âmbito da promoção turística. Além disso, deve auxiliar na promoção externa com recomendações e divulgação, criar programas, projetos ou ações promocionais, bem como informar acerca de estudos e dos resultados estatísticos relevantes para o concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, afirma que este “é um momento de grande satisfação” para o Município, “que só tem a ganhar com esta adesão”. O autarca revela, ainda, que “este passo reforça a visibilidade de Albufeira nos mercados internacionais e permite desenvolver parcerias estratégicas que potenciam a diversidade da nossa oferta turística”.
Recorde-se que, até julho deste ano, Albufeira foi o segundo destino turístico mais procurado do país, depois de Lisboa, registando mais de 4 milhões de dormidas.
CM Albufeira