Partilhamos em seguida, para conhecimento, a agenda de ações da Associação Turismo do Algarve (ATA) – a agência responsável pela estratégia de promoção turística deste destino junto dos mercados externos -, prevista para maio.

EM DESTAQUE:

Ao longo de maio, o Algarve vai receber a visita de diversos profissionais, em várias ações de promoção, cujos contributos, para além de distintos, serão muito significativos para ajudar a potenciar a notoriedade da região como um destino turístico diferenciador e autêntico a nível internacional. 
Desde a organização de visitas de imprensa para prestigiadas revistas europeias, como a SPA Inside da Alemanha e a Sunday Times Magazine do Reino Unido, ao apoio a visitas de familiarização para operadores turísticos, todas estas iniciativas evidenciam o empenho da equipa do Turismo do Algarve em estabelecer parcerias estratégicas que permitam dar a conhecer o perfil multifacetado do destino, de uma forma abrangente e eficaz.
Com o mesmo propósito, a participação que vamos ter em eventos internacionais de relevo, como a ILTM Latin America, em São Paulo, ou a IMEX Frankfurt, na Alemanha, serão outras oportunidades de destaque para podermos continuar a revelar ao mundo a diversidade e qualidade das experiências que o Algarve tem para oferecer.”

= André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve

 

AGENDA:

1. Organização de visita de imprensa: revista SPA inside (mercado: Alemanha)

Data: 6 a 10 de maio
O Turismo do Algarve está a organizar a visita à região da jornalista Dorit Schambach, da revista alemã SPA inside, publicação especializada em viagens de bem-estar. Esta estadia tem como objetivo a produção de um artigo de oito páginas que irá destacar a diversidade da oferta de saúde e bem-estar do destino.


2. Participação na ILTM Latin America (multimercados)
Data: 7 a 10 de maio
O Turismo do Algarve vai participar na ILTM Latin America, em São Paulo, evento que reúne as mais reconhecidas marcas do setor do turismo de todo o mundo. Esta é uma oportunidade para reunir com consultores e designers de viagens da América Latina e para criar relações comerciais estratégicas no segmento das viagens de luxo. Para além de participar em 48 reuniões pré-agendadas, o Turismo do Algarve vai também fazer parte de uma ação de ativação coordenada com o Turismo de Portugal.

3. Apoio a visita de familiarização: Bravo Tours (mercado: Dinamarca)
Data: 13 a 17 de maio
O Turismo do Algarve vai apoiar a realização de uma visita de familiarização ao destino de quatro profissionais do operador turístico dinamarquês Bravo Tours. Durante a estadia, a equipa terá a possibilidade de aprofundar, no terreno, os seus conhecimentos sobre a oferta da região e as suas principais atrações turísticas.
Este operador turístico tem, desde março, um charter semanal entre a cidade de Billund, no centro da Dinamarca, e Faro, com a oferta de 189 lugares. A partir de 20 de abril, esta oferta foi aumentada com 50 lugares adicionais. A organização desta ação tem como objetivo potenciar estas vendas extra.

4. Participação na IMEX Frankfurt (multimercados)
Data: 14 a 16 de maio
O Turismo do Algarve volta a estar presente na IMEX Frankfurt, a principal feira da Europa dedicada a viagens de incentivo, reuniões e eventos corporativos.

O destino irá integrar o stand de Portugal, em conjunto com 14 empresas associadas da ATA. Pretende-se, através desta participação conjunta, criar sinergias, realizar o maior número possível de reuniões com potenciais clientes finais ou influenciadores de decisão, no sentido de captar eventos profissionais de relevo para a região, e aumentar a notoriedade do destino junto deste segmento.

 

5. Apoio a visita de reconhecimento: programa de tv Wunderschön 
(mercado: Alemanha)
Data: 17 a 24 de maio
O Turismo do Algarve vai apoiar a deslocação ao Algarve da jornalista e produtora alemã Carolin Wagner, uma visita que tem como objetivo fazer o reconhecimento do local para a realização de filmagens para o programa televisivo Wunderschön, que irão decorrer em outubro.
Wunderschön é um programa de viagens do canal alemão WDR, transmitido em horário nobre nas noites de domingo. É um dos programas deste formato mais populares na Alemanha, contando, em média, com uma audiência entre meio milhão e um milhão de telespectadores. 
Esta é a segunda vez que o Wunderschön dá destaque ao Algarve, tendo já transmitido um episódio sobre a costa oeste de Portugal, de Sagres a Lisboa.


6. Apoio a visita de imprensa: Sunday Times Magazine (mercado: Reino Unido)
Data: 27 de maio a 2 de junho
O Turismo do Algarve vai apoiar a vinda ao Algarve da jornalista Francesca Angelini, editora-adjunta do Sunday Times Magazine. Esta visita tem como propósito a redação de um artigo sobre férias em família, onde será dado destaque à oferta do destino para este segmento.
 

7. Participação na TBEX Europe 2024 (multimercados)
Data: 28 a 31 de maio 
O Turismo do Algarve vai participar, pela primeira vez, na TBEX Europe, a maior conferência dedicada a criadores de conteúdos e influenciadores de viagens e lifestyle na Europa.
Desde 2009, as conferências TBEX atraem entre 500 a 700 participantes de todo o mundo, com programas que incluem palestras, workshops e ações de networking. Em paralelo, são também organizadas reuniões personalizadas entre destinos turísticos e produtores de conteúdos especializados, com o objetivo de estabelecer parcerias estratégicas para potenciar a notoriedade das marcas.


8. Apoio à realização do Travel Challenge Monchique (mercado: Países Baixos)
Data: 28 de maio a 1 de junho
O Turismo do Algarve vai apoiar a realização da Travel Challenge, uma iniciativa da empresa holandesa Reiswerk, que vai decorrer em Monchique e que trará ao destino um grupo de 105 pessoas, entre operadores turísticos e alunos da área do turismo. Durante a estadia, este grupo vai realizar uma série de visitas na região e trabalhar num caso de negócio associado ao tema da sustentabilidade, tendo como cenário a zona de Monchique, a sua envolvente e os desafios associados a uma área que foi fustigada por incêndios florestais. A partir deste trabalho no terreno e das conexões estabelecidas, os participantes terão como objetivo a apresentação de soluções que permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável do turismo nesta região.

9. Organização de visita de imprensa: “A diversidade da costa algarvia”
(mercados: Alemanha, Áustria e Suíça)
Data: 29 de maio a 2 de junho
O Turismo do Algarve vai organizar a vinda à região de um grupo de cinco jornalistas, que colaboram com alguns dos principais títulos de comunicação social destes três países de língua alemã. O propósito desta visita é o mostrar a diversidade da costa algarvia e dar a conhecer as potencialidades das várias paisagens em termos turísticos.


10. Implementação de parcerias com operadores: Your Golf Travel e Premier Golf (mercados: Reino Unido e EUA)
Data: durante o mês de maio
No âmbito de uma parceria estabelecida com o Turismo do Algarve, a Your Golf Travel, operador turístico britânico especializado em viagens de golfe, vai ter, durante um mês, a sua equipa de vendas a trabalhar a partir deste destino. Pretende-se, com esta iniciativa, que estes profissionais possam ganhar um conhecimento mais detalhado da oferta algarvia no que diz respeito ao segmento golfe.

O sucesso desta ação, que conta este ano com a sua terceira edição, irá trazer ao Algarve quatro membros da equipa da Your Golf Travel, aos quais se irá juntar um quinto elemento, do operador norte americano Premier Golf. Todos estes profissionais irão trabalhar a partir de alguns dos principais resorts associados do Turismo do Algarve, tendo a oportunidade de jogar alguns buracos ao final do dia, bem como de participar em várias atividades pensadas para lhes proporcionar uma verdadeira imersão na cultura local.

 

ATA