Garantia dada por Pedro Siza Vieira, ministro da Economia.

O acesso à habitação e os baixos salários de pessoas qualificadas são «o problema mais sério» do país, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, durante a gravação do programa «BBC World Questions», que decorreu no Centro Cultural de Belém – irá para o ar às 19h de sábado (18 de janeiro de 2020) no serviço mundial da BBC, em inglês. 

Segundo a Lusa, depois de uma questão de um espetador que referia o problema de ser licenciado e ter dificuldades em arrendar casa em Portugal, Pedro Siza Vieira afirmou que «esse é o problema mais sério» que há no país. 

«Em 10 anos, os salários de pessoas com menos de 25 anos com educação superior desceram 15% em termos reais. Se olhar para o ajustamento dos salários durante a crise, eles ainda não subiram. É um problema muito significativo», disse o governante, acrescentando que outra razão pela qual a dificuldade no acesso à habitação é um problema «é que pessoas que tenham um nível mais alto de instrução são cruciais para o futuro crescimento e prosperidade» de Portugal.

«Se crescemos e tivemos sucesso nestes últimos anos, é porque em 30 anos temos investido em educação. Temos uma população mais instruída que produz melhor», referiu.

De referir que o pianel do programa é composto, além de Pedro Siza Vieira, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, pelo politólogo António Costa Pinto e pela jornalista Catarina Carvalho.

Por: Idealista