Município de São Brás de Alportel consolida compromisso social através da Equipa de Rendimento Social de Inserção

A Equipa do Rendimento Social de Inserção dos Serviços Sociais do Município de São Brás de Alportel realizou, desde abril de 2023, mais de 180 atendimentos e tem perto de uma centena de processos ativos em acompanhamento.

Um serviço de acompanhamento e apoio às famílias em situação vulnerável que o Município assumiu em abril do ano passado, em resultado da transferência de competências do Governo para as autarquias locais no domínio da Ação Social.

A equipa desenvolve todo um conjunto de ações, acompanhamento no terreno a realidade, as necessidades e os desafios de integração social destas famílias, com grande enfoque nas visitas domiciliárias, encaminhamentos e articulação de esforços com diversas entidades competentes. Efetivamente, esta equipa é tantas vezes a família que falta a estas famílias, desempenhando toda uma série de tarefas que a uma família cabem, num relacionamento de proximidade e compromisso.

Recorde-se que o Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social concebida para apoiar pessoas ou famílias em situação de pobreza extrema. Uma medida que não se cinge apenas a um apoio monetário e que inclui o acompanhamento social com uma equipa técnica multidisciplinar e a criação de um projeto de vida de cada elemento do agregado familiar para ajudar estes cidadãos a ganhar autonomia, ultrapassar a situação vulnerável em que se encontram assim como as problemáticas que conduziram os mesmos a situações de exclusão social.

O acesso a esta medida é atribuído a cidadãos e agregados familiares que se encontrem em situação de carência económica grave, inscritos no Centro de Emprego e Formação Profissional, maiores de idade, residentes legalmente em Portugal há pelo menos três anos e que se comprometam a cumprir o programa de inserção. Menores de idade podem requerer este apoio em caso de gravidez, se estiverem casados ou viverem em união de facto ou tiverem menores a cargo que dependam exclusivamente do agregado familiar.

Os atendimentos realizam-se no Centro de Apoio à Comunidade, localizado na rua Serpa Pinto n.º 29, nos dias úteis entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Mais informações disponíveis através dos seguintes contactos: 289 840 020 / 289 840 213 / protocolo.rsi.sbras@gmail.com.

Este notável esforço da Equipa do Rendimento Social de Inserção reforça o compromisso do Município de São Brás de Alportel na promoção do bem-estar e da inclusão social na comunidade.