Quando o ano se inclina para o inverno, o mundo inteiro acende luzes: nas fogueiras do solstício e do Yule, nas velas do Advento, na menorá do Hanukkah, nos encontros de Dongzhi, nas celebrações africanas de primeira colheita que inspiram o Kwanzaa e noutras festas de fim de ano, como o Natal.

A música também é universal!  Solstícias reúne esse fio comum: um mês para celebrar a luz, a música, o calor e a comunidade, sem dar palco à escuridão, apenas ao recomeço.

Foi nesse espírito que a Associação recreativa e Cultural de Músicos entrou na madrugada do primeiro dia do mês de dezembro apoiando um evento de solidariedade social promovido pela Associação Algarve Alternativo, com um concerto beneficente a favor da Associação Apatris 21 que esteve presente a receber os nossos convidados.

De 1 a 28 de dezembro de 2025, todos os dias das 15h às 21h, o recinto da ARCM na Rua do Castelo nº 4 em Faro, ganha vida com venda de vinho quente, chá, chocolate quente e ginja, acompanhados de maçapães, evocando a tradição europeia de origem árabe que em Portugal resiste sobretudo no Algarve, bolo-sol, pão com chouriço especial e pão vegan, bolachas de gengibre. Tudo sempre quentinho e com música.

Ao longo das tardes, decorrem oficinas simples como decoração de inverno, o fabrico de panettone, escrita de desejos para o novo ciclo ou jogos, abertas a miúdos e graúdos. A banda sonora do festival acompanha as tradições: dias com temas mais natalícios, outros com músicas ligadas às tradições de inverno, sempre em registo acolhedor junto da salamandra.

No dia 14 será a apresentação musical da Escola de Música Moderna do Sul com um espetáculo proporcionado por professores e a cerca de uma centena de alunos, que encerrará com Malabares de Luz.

O ponto alto do festival, o Solstício de Inverno, acontece a partir da noite de 20 com Camaleão Azul a apresentar poesia Algarvia musicada com as melhores vozes femininas do Algarve. A 21 de dezembro, domingo, às 15h03m (hora de Portugal), momento exato do solstício de inverno, será marcado com um gesto coletivo de luz: todos são convidados a erguer uma chama ou um ponto de luz, celebrando o início simbólico do novo ciclo ao som do concerto do Ensemble de Jazz da ARCM que apresenta um repertório especialmente dedicado à época. Pelas 17h30m é celebrado o fogo ancestral com um espetáculo de Malabares de Fogo pela Arts & Crafts, e pelas 19h Malabares de Luz, juntando música e tecnologia. Decorrerá ainda o sorteio de um pacote de aulas da EMMS.

As noites apresentam um vasto programa de concertos, desde as já tradicionais jam sessions de quarta e quinta-feira (jazz), a famosa roda de samba com os Sambambas (dia 5), o Superbock Supernova (dia 6, com Besta, Pester e Queimada), dia 7 com as bandas da casa CX, Anymal Racional, Akur, Vil & ZH e L.A.R, as noites poéticas com Rogério Cão acompanhado pelo N.E.M. (núcleo de experimentação em música da ARCM), no dia 12, Inesh Bueno (pop-rock alternativo, dia 19), Random Barras + Dj Ham_biente modular (dia 26) e fechamos dia 28 com o Afro Mustar Night com Bman and the Rebellious Zombis (Afrobeats, Highlife, Afro-soul), a preparar o ritmo para o fim-de-ano.

 

ARCM