Os tempos que vivemos podem servir de estímulo à criação literária e ao surgimento de novos talentos.

Por isso, a Fundação António Aleixo apadrinha a criação do Campeonato de Escrita Criativa Poeta António Aleixo, que pretende tornar-se uma referência nacional.

O 1.º CAMPEONATO DE ESCRITA CRIATIVA POETA ANTÓNIO ALEIXO é um percurso de obstáculos literários promotor da robustez imaginativa dos participantes. Ao longo de 10 etapas, cada uma tendo por mote uma quadra do grande poeta popular algarvio, pretende-se dar aos concorrentes para a construção de uma narrativa transformadora e relevante.

As regras de participação no 1.º CAMPEONATO DE ESCRITA CRIATIVA POETA ANTÓNIO ALEIXO podem ser consultadas no Regulamento disponível no website. Serão premiados os 3 primeiros classificados com a publicação de uma coletânea com as suas histórias. O 1.º classificado receberá ainda um prémio monetário no valor de 1.000 Euros.

O 1.º CAMPEONATO DE ESCRITA CRIATIVA POETA ANTÓNIO ALEIXO irá decorrer online em https://fundacaoantonioaleixo.com/campeonato-de-escrita-criativa-poeta-aleixo/ e está aberto a todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, que estejam ou não, em território nacional A inscrição para todo o campeonato tem um valor de 20 Euros.

As inscrições iniciaram no dia 25 de maio, dia do 25.º aniversário da Fundação António Aleixo e terminam a 12 de junho. O primeiro desafio é lançado a 15 de junho. O anúncio dos vencedores será a 14 de setembro de 2020. A cerimónia de entrega dos prémios será a 18 de fevereiro de 2021, data de nascimento de António Aleixo.

Inscrições e informações em https://fundacaoantonioaleixo.com/campeonato-de-escrita-criativa-poeta-aleixo/

A Fundação António Aleixo, criada a 25 de maio de 1995 é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, com objetivos de carácter social, cultural, artístico e científico. A Fundação assume o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do concelho de Loulé mediante uma série de atividades, destacando-se os projetos de ação social destinados à infância, juventude e terceira idade, as iniciativas de carácter cultural, as atividades editoriais, formativas e de animação e a concessão de bolsas de estudo a estudantes economicamente carenciados.

O presente campeonato de escrita criativa resulta de um repto lançado por dois algarvios: Analita Alves dos Santos, dinamizadora do Clube de Escrita Criativa para Jovens da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão e David Roque, dinamizador do Clube de Escrita Criativa da Biblioteca Municipal de Lagoa.