Tendo em consideração as medidas de prevenção da Covid-19 em vigor no concelho e os riscos de propagação da doença,

o município de Vila Real de Santo António irá proceder ao cancelamento da habitual Feira da Praia, que teria lugar entre os dias 10 e 15 de outubro de 2020.

Esta decisão segue a orientação da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), já que os municípios algarvios consideraram não estar reunidas as condições para permitir a realização de feiras de carácter anual.

A Feira da Praia é um evento que recebe milhares de pessoas e onde o contacto físico entre os visitantes é impossível de controlar, pelo que o município teria que controlar todas as entradas e saídas, diminuir o número de participantes e aumentar a segurança, descaracterizando a configuração da feira e colocando em causa a sua rentabilidade.

Por outro lado, mesmo cumprindo todas as medidas de segurança, nada garante que a promoção de uma atividade que recebe tantos visitantes portugueses e estrangeiros ao mesmo tempo e no mesmo espaço não constituísse um foco catalisador para a propagação do vírus.

Para Luís Romão, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, «neste contexto, pesadas todas as eventuais vantagens e desvantagens sobre a organização do evento, é intenção deste município manter a prevenção da pandemia como prioridade e defender a saúde pública e a própria economia local».

Nesta sequência, a autarquia está a contactar, de forma individual, todos os comerciantes que habitualmente participam no evento e irá proceder à devolução de eventuais taxas que já tenham sido pagas.

 

Por: CM Vila Real de Santo António